SOBRE
Todos os puzzles são criados e editados por mim, Guilherme.
Crio palavras como hobby desde 2017, mas desde criança eu já tinha a curiosidade de como eram criadas as palavras cruzadas das revistas que eu comprava. Perguntava-me se apertavam um botão e um banco de dados montava uma palavra cruzada nova e ele mesmo colocava as dicas ou se era alguma pessoa que pensava nas palavras e se dava o trabalho de cuidar todos os cruzamentos de modo que apenas palavras de verdade se cruzassem e que não houvessem três ou quatro quadrados seguidos de letras sem significado algum.Em 2017 assisti ao filme "Wordplay", que mostra todo o processo de fabricação de uma palavra cruzada, desde a escolha do tema, quando há um, o preenchimento da grade, a escolha das dicas, a edição, publicação, e a reação do público que resolve os passatempos.
O filme me encorajou a tentar criar minhas palavras cruzadas em português e como é de se esperar, não consegui fazer nada. Boa parte disso, deve se ao fato de eu tentar criar palavras cruzadas já no formato 15x15, que é o formato usado pelo jornal The New York Times e sequer ter pensado em tentar criar num formato menor, afinal, quanto menos quadrados pra preencher, mais fácil e mais rápido.
Eu já não tenho mais a primeira palavra cruzada que eu criei, mas lembro de ter colocado na grade apenas palavras conhecidas e nada obscuras da língua portuguesa e lá no canto inferior esquerdo eu coloquei a palavra "opar", que lembro de ter procurado, na letra O do dicionário, palavras pequenas e que eu não conhecia, para ver se alguma encaixava.
Muita coisa mudou desde então e ao meu ver a qualidade dos passatempos aumentou muito, espero que gostem.
No começo de 2019 eu tinha a ideia de deixar tudo melhor apresentado. Então comprei o domínio "Cruzadista" e criei, no Google Sites mesmo, um site onde eu colocava minhas palavras cruzadas semanalmente.
Mais tarde eu tive a ideia de disponibilizar todas as palavras cruzadas que já criei, então reformulei o site e ele é o que é hoje.
NEW YORK TIMES
No dia 21/12/2021 fui o primeiro brasileiro e também o primeiro autor de língua portuguesa a ter uma palavra cruzada publicada no New York Times, maior referência atualmente em palavras cruzadas no mundo. Também não posso e não quero deixar de destacar a postagem que o pessoal da revista A Recreativa (a qual eu já enviei dezenas de contribuições) que fez uma postagem sobre meu debute no jornal.
Veja abaixo alguns prints. Pra não dizer que eu estou mentindo ;P
DICIONÁRIOS
Os dicionários usados como base para pesquisas de definições e grafias das palavras são o Houaiss, o Priberam, o Aulete e o Michaelis. Outras informações mais específicas são buscadas em livros e dicionários de suas áreas, tais como dicionários da área da saúde, livros sobre plantas, dicionários de música, dicionários de gemas, enciclopédias de super-heróis, dicionários de seres mitológicos etc.
USO DOS PASSATEMPOS / TRABALHOS
Você pode publicar qualquer um dos passatempos gratuitos em outros sites ou blogs desde que coloque na fonte: site Cruzadista - www.cruzadista.com
Disponibilizo o html para você embedar.
Nenhum dos passatempos deste site pode ser usado para fins comerciais, caso você precise de palavras cruzadas para seu site, jornal ou revista, entre em contato.
Tenho experiência na publicação de vários tipos de puzzles em revistas. Alguns exemplos são palavras cruzadas diretas, caça-palavras e sudoku.
Além dos passatempos que estão disponíveis no site posso desenvolver muitos outros, como criptogramas, caça-palavras temáticos, cruzadox, futoshiki, kakuro, kendoku, criptocruzadas, letterdrop, roundabouts, slitherlink, tents e palavras cruzadas diretas. (Tá bom ou quer mais?)
Peça para ver minhas amostras.