SOBRE

Todos os puzzles são criados e editados por mim, Guilherme.

Crio palavras como hobby desde 2017, mas desde criança eu já tinha a curiosidade de como eram criadas as palavras cruzadas das revistas que eu comprava. Perguntava-me se apertavam um botão e um banco de dados montava uma palavra cruzada nova e ele mesmo colocava as dicas ou se era alguma pessoa que pensava nas palavras e se dava o trabalho de cuidar todos os cruzamentos de modo que apenas palavras de verdade se cruzassem e que não houvessem três ou quatro quadrados seguidos de letras sem significado algum.Em 2017 assisti ao filme "Wordplay", que mostra todo o processo de fabricação de uma palavra cruzada, desde a escolha do tema, quando há um, o preenchimento da grade, a escolha das dicas, a edição, publicação, e a reação do público que resolve os passatempos.

O filme me encorajou a tentar criar minhas palavras cruzadas em português e como é de se esperar, não consegui fazer nada. Boa parte disso, deve se ao fato de eu tentar criar palavras cruzadas já no formato 15x15, que é o formato usado pelo jornal The New York Times e sequer ter pensado em tentar criar num formato menor, afinal, quanto menos quadrados pra preencher, mais fácil e mais rápido.

Eu já não tenho mais a primeira palavra cruzada que eu criei, mas lembro de ter colocado na grade apenas palavras conhecidas e nada obscuras da língua portuguesa e lá no canto inferior esquerdo eu coloquei a palavra "opar", que lembro de ter procurado, na letra O do dicionário, palavras pequenas e que eu não conhecia, para ver se alguma encaixava.

Muita coisa mudou desde então e ao meu ver a qualidade dos passatempos aumentou muito, espero que gostem.

No começo de 2019 eu tinha a ideia de deixar tudo melhor apresentado. Então comprei o domínio "Cruzadista" e criei, no Google Sites mesmo, um site onde eu colocava minhas palavras cruzadas semanalmente.

Mais tarde eu tive a ideia de disponibilizar todas as palavras cruzadas que já criei, então reformulei o site e ele é o que é hoje.

DICIONÁRIOS

Os dicionários usados como base para pesquisas de definições e grafias das palavras são o Houaiss, o Priberam, o Aulete e o Michaelis. Outras informações mais específicas são buscadas em livros e dicionários de suas áreas, tais como dicionários da área da saúde, livros sobre plantas, dicionários de música, dicionários de gemas, enciclopédias de super-heróis, dicionários de seres mitológicos, etc.

USO DOS PASSATEMPOS

Você pode publicar qualquer um dos passatempos gratuitos em outros sites ou blogs desde que coloque na fonte: site Cruzadista - www.cruzadista.com

Nenhum dos passatempos deste site pode ser usado para fins comerciais, caso você precise de palavras cruzadas para seu site, jornal ou revista, entre em contato.